uma imagem amarela com a frase 'mitos e verdades sobre o açaí'escrito em roxo

Mitos e verdades sobre o açaí

Quem ama açaí e toma sempre já deve ter escutado alguém falando: “ah, mas açaí engorda”. Hmmm, será mesmo? Reunimos vários mitos e verdades sobre o açaí. Vamos nessa?

Açaí engorda

Mito

Dos mitos e verdade sobre o açaí, esse é um dos mais falados, certeza! A frutinha do açaí tem cerca de 60 calorias em cada 100g. Já a polpa do açaí (que pode levar na composição xarope de guaraná, por exemplo) tem em torno de 100 calorias por 100g. Isso por si só não engorda. A questão é a quantidade que você come e com quais complementos. Por exemplo, se você abusa de tudo o que é rico em açúcar e gordura. Se você come quase 1kg de açaí com muito leite condensado, é sedentário e não leva uma vida saudável, pode ganhar uns quilinhos, sim.

Mas, para quem se alimenta de forma equilibrada e faz atividade física, o açaí só traz benefícios, como a ajuda no combate ao colesterol ruim e prevenção dos sinais de envelhecimento.

Açaí emagrece

Verdade

Por ser rico em fibras, o açaí ajuda a manter a sensação de saciedade. Ou seja, demora para você sentir fome depois de comer açaí. Você pode complementar o seu com frutas variadas. Só tome cuidado com os complementos ricos em açúcar e gordura: esses não ajudam em nada a emagrecer. Muito pelo contrário.

É bom comer açaí antes de malhar

Verdade

O açaí é um alimento rico em energia, o que dá o gás necessário para encarar a malhação. Também contém vitaminas C, B1 e B2 e minerais, como o fósforo e o cálcio, que ajudam no treino. O fato de ter antioxidantes facilita a recuperação muscular. Mas não só antes de malhar, viu? Por ser um alimento fonte de proteínas, o açaí também é uma ótima opção para o pós-treino.

O açaí fortalece o sistema imunológico

Verdade

Quem toma açaí com frequência fica menos doente. Isso porque a vitamina C em conjunto com a função antioxidante ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando gripes e viroses.

Fonte: Unimed Fortaleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *