uma imagem rosa com um calendário e a frase 'datas comemorativas' escrita

As datas comemorativas pra ficar de olho e alavancar seu negócio!

acaidabarracom Dicas 03/05/2019

Quem é empresário está sempre de olho em o que fazer para vender mais e melhor. Além de atrair mais fregueses, é muito importante fidelizar os que você já possui. Datas comemorativas são uma ótima chance para trazer novidades ao seu negócio e agradar a clientela, muitas vezes até atraindo mais consumidores.

O interessante das datas comemorativas é manter um planejamento, sem fazer nada de última hora. Assim, você vai preparando o consumidor e gerando expectativa. Segundo o Sebrae, “as ações promocionais podem ser dos mais variados tipos como `leve dois e pague um’, descontos progressivos, cupons de descontos, eventos temáticos na loja e outros tantos”. Pra saber o que é ideal, nada melhor do que conhecer bem sua clientela e seguir nossas dicas.

Defina as ações promocionais

Além das datas básicas, como Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, você pode incluir outras que façam sentido ao seu negócio, como Dia do Amigo e também o aniversário do seu estabelecimento ou da cidade onde sua loja fica. O importante é deixar uma tabela sempre à vista, com a data a ser trabalhada e o nome da ação. Por exemplo, Black Friday é a data que público procura descontos. Dia das Mulheres é uma data pra ser lembrada com respeito. O Natal pede uma decoração mais característica e por aí vai.

Equipe preparada

Conversar com seu time de colaboradores antes da ação faz toda a diferença. Se optar por uma promoção, faça um tira-dúvidas com a equipe para que todos saibam o passo a passo. Após a ação, vale medir os resultados e passar um feedback a todos. Para o Sebrae, o bom atendimento é caracterizado por “cortesia, prontidão, paciência, interesse, receptividade, credibilidade e conhecimento do produto”, é importante manter isso sempre na mente dos clientes.

Divulgue sua ação

Só assim seu cliente vai saber o que você está oferecendo. Divulgações via redes sociais são uma forma eficiente de alcançar mais pessoas. Anunciar na própria loja também é uma boa. Após a ação, crie estratégias pra saber o que seu cliente achou. Você pode fazer formulários pela internet ou mesmo deixar uma caixa de sugestão.

Conheça seus concorrentes

É preciso entender o que eles vão fazer para ajudar na definição das melhores estratégias. Pesquise sobre seus concorrentes de tempos em tempos para atualizar suas informações e fique sempre de olho nas ações para datas específicas.

Mantenha o diálogo com seu franqueador

Com certeza o franqueador pode sinalizar a você as datas mais certeiras para seu negócio, já com um plano de ação que atinge todas as unidades da franquia.

Fonte: Sebrae

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